domingo, 1 de agosto de 2010

Dicas de inverno

Nesta época precisamos ter atenção nos armários e closets com a questão de mofo ou bolor, inimigos dos tecidos e couros.

- Coloque suas roupas e calçados para arejar e tomar um solzinho (quando ele aparece). Aproveite e passe um pano seco e macio nos calçados para retirar o pó.

- Roupas que estiverem com cheiro de guardado muito forte devem ser lavadas. As brancas podem receber uma colher de bicarbonato de sódio (comprado em farmácias) na água de lavagem, o resultado e ótimo.

- Blusas de lã não devem receber amaciante de roupas no enxague, pois ficam com as fibras endurecidas, o melhor é usar uma colher de vinagre de alcool juntamente com uma colher de alcool na água do enxague. O vinagre de alcool também pode ser utilizado para eliminar o restinho de sabão das roupas de recem nascidos que tenham alergia a amaciante.

- Os armários podem ser limpos com pano embebido em alcool ou lisoforme (frasco laranja), seguindo a orientação do fabricante. Retire tudo do armário, coloque as peças para arejar, limpe e espere secar muito bem antes de guardar as roupas novamente. Existem vários anti-mofo no mercado, mas também podemos utilizar pedaços de giz (de quadro negro) em um copinho ou amarrados ou também bolinhas de cedro no fundo do armário pois sugam a umidade do ar deste pequeno ambiente.